Figura A. Mapa destacando a escala de aridez global e a localização dos três estudos de caso do XPaths.

Os estudos de caso estão estrategicamente localizados nas terras áridas de países que abrangem diferentes níveis de desenvolvimento, diferentes contextos institucionais e históricos, são eles: Senegal, Brasil e Espanha (Figura A).

Os desafios nestes três países estão ligados aos interesses econômicos e políticos da União Européia (UE) e da Suécia, especialmente através das relações comerciais e fluxos financeiros. Vamos, portanto, explorar como a UE e a sociedade sueca podem melhor apoiar a realização dos ODS nos três estudos de caso.

Uma área de estudo focal (Figura A) em cada país foi selecionada usando os seguintes critérios; Devem: (a) incluir a diversidade de sistemas de produção agrícola de sequeiro (para exportação e uso interno) desafiados pela escassez hídrica, com a presença de diferentes agentes e conflitos relacionados aos recursos hídricos; (b) coincidir com uma estrutura de governança regional adequada para mobilizar os atores em torno de um plano de implementação dos ODS;(c) estar localizados em locais onde os pesquisadores da proposta tenham conexões locais.

Com base nesses critérios, nossas áreas de estudo por país estão detalhadas na Figura A. No Brasil, selecionamos a Bacia do Rio São Francisco, que abrange vários estados e está amplamente localizada em sua maior parte no semiárido do Brasil. Na Espanha, selecionamos o sudeste do país, a região mais seca da Europa continental. E no Senegal, as regiões administrativas de Louga e Matam situam-se no norte do país.